Dia do Suinocultor

Postado em : 24/07/2020
Saúde Animal

No dia 24 de Julho comemoramos o Dia do Suinocultor, profissional cuja atividade é de grande importância econômica e social no Brasil, que ocupa o 4º Lugar no ranking de produção mundial.

Representando 10% do volume de exportação da carne suína em todo o mundo, o país vem se destacando nos últimos anos como um dos principais produtores e exportadores desta carne.

O aumento da oferta interna e o destaque do Brasil no cenário mundial é resultado de junção de alguns elementos essenciais como sanidade, nutrição, bom manejo da granja, produção integrada e principalmente o aprimoramento gerencial dos produtores.

Fonte: ABRA

A HidroAll desenvolve produtos para a desinfecção da água para a Saúde Animal, que exige cuidados especiais!

A água destinada à suinocultura deve ser de excelente qualidade. Não pode conter microrganismos e deve atender à legislação local e aos parâmetros de potabilidade. Não podemos esquecer que a água é o alimento oculto, sendo que poucos criadores creditam o valor necessário dela na alimentação dos animais.

Algumas publicações técnicas sobre o assunto estabelecem parâmetros de qualidade da água, porém devem ser avaliados criteriosamente pelo Veterinário responsável.

Seguem abaixo alguns valores que devem ser observados com algumas restrições:

pH – Deve estar na faixa de 6,5 a 8,0. Se a água de abastecimento vier de córregos ou lagoas, deverá haver um sistema de controle automático desta grandeza.

Cálcio – Deve estar por volta de 600 PPM (gramas/mL). O cálcio fornece sais minerais ao animal e diminui a corrosão dos equipamentos, contudo pode causar incrustações nos sistemas de abastecimento.

A dureza cálcica não deve ultrapassar a 110 PPM (carbonato de cálcio).

Ferro - O parâmetro deve ser por volta de 25 PPM e ser adicionado à rede de abastecimento caso necessário.

Nitratos não podem ser maiores do que 25 PPM, mesmo assim é demasiado alto e poderá neutralizar o cloro adicionado à rede.

Cloro livre por volta de 0,5 PPM. Esta indicação muito baixa é questionável, uma vez que na presença de água muito dura e nitratos, o cloro poderá ser neutralizado. A manutenção do pH levemente ácido ajudará a mantê-lo na água por mais tempo.

Outras culturas de animais fixam o cloro em 3,0 PPM, que entendemos ser correto uma vez que uma concentração muito baixa exigirá um tempo de contato muito maior com eventuais micro-organismos presentes na água de bebida. O ideal é armazenar água em caixas com tampas, estrategicamente localizadas no criadouro, evitando o abastecimento contínuo de fontes, lagoas, rios ou córregos.

A temperatura da água também deverá ser inferior a 20ºC para refrescar o calor corpóreo dos animais e deve ser servida em grande quantidade.

Para a suinocultura, os produtos SanTab e AgroTab são ideais! Eles realizam a desinfecção da água garantindo a qualidade, condição básica para as boas práticas de produção e bem-estar animal.

Topo