Qualidade da água potável

Postado em : 03/01/2018
Saneamento Básico

A desinfecção é uma das etapas mais importantes no tratamento da água potável, ela permite a eliminação de micro-organismos nocivos à saúde, que podem transmitir as mais variadas doenças. O mecanismo de transmissão de doenças mais comum está relacionado à ingestão.

A recente crise hídrica no Brasil levou a população a buscar fontes alternativas de abastecimento. A maior preocupação desta mudança de hábito, diz respeito aos riscos associados ao uso de água não tratada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, cerca de 85% das doenças conhecidas são transmitidas aos seres humanos pela ÁGUA contaminada.

A legislação brasileira exige que:
- Toda água destinada ao consumo humano, direta ou indiretamente, deve ser clorada
- Água fornecida pelo abastecimento público deve conter no mínimo 0,2mg/l de cloro livre
- Água para consumo humano recebida de caminhão pipa deve conter no mínimo 0,5mg/l de cloro livre
- Água para abastecimento de condomínios ou residências individuais, proveniente de poços (artesianos, caipira ou cacimba), nascentes ou fontes, devem conter no mínimo 0,5mg/l de cloro livre. Além de ser necessário o monitoramento diário
- Reservatórios de Água devem ser higienizados e desinfetados com cloro a cada 6 meses

Lembrando que o armazenamento de água limpa não clorada, torna-se um ambiente propício para a proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

A HidroAll tem a solução perfeita e simples de prevenção, são os produtos Santab e Hidrosan Efervescente.

O abastecimento público de água em quantidade e qualidade é uma preocupação crescente, em função da escassez do recurso água e da deterioração da qualidade dos mananciais.

Topo