Limpeza e higienização dos reservatórios

Postado em : 27/01/2020
Sanitizantes

A água que consumimos provém de inúmeras fontes, dentre elas destacamos: rios, represas, poços artesianos, entre outras. Ela passa por um processo minucioso de tratamento e recebe uma quantidade de cloro para mantê-la livre de contaminações e garantir a saúde das pessoas que a consomem.

Da captação até seu destino, ela passa por tubulações e chega aos reservatórios ou caixas d'água, que devem ter seu tamanho dimensionado para atender a falta dela por um período curto de no máximo dois dias, a armazenagem não deve ser realizada por longos períodos, pois o cloro, com o tempo, vai se degradando e sem ele os micro-organismos podem se proliferar e contaminar os usuários.

Além de contaminações, a ausência ou insuficiência de cloro na água de reservatórios e caixas d'água leva a formação de biofilme, camada composta por uma colônia de bactérias.


Fonte: Etapas de formação de um biofilme. Adaptado de Tremblay et.al., 2014.

Para evitar a formação do biofilme, além de manter o residual de cloro correto na água, a limpeza e higienização dos reservatórios e caixas d’água deve ser realizada a cada 6 meses por empresas habilitadas, com profissionais capacitados e equipados, seguindo alguns critérios:

1º Empresa Habilitada 2º Conhecimento Técnico 3º Capacitação – o entendimento dos riscos para trabalhos em altura e locais confinados (NRs). 4º EPIs – para garantir a integridade e segurança na execução dos serviços 5º Equipamentos – estes irão garantir a segurança, rapidez e agilidade na execução da atividade. 6º Produtos – uso de produtos indicados e registrados para tratamento de água para consumo humano.

Saiba quais são as doenças mais frequentes transmitidas pela ingestão ou contato com a água contaminada:

Hepatite A
Cólera
Diarreia infecciosa
Leptospirose
Esquistossomose
Otite externa
Legionelose
Amebíase ou Desinteria amebiana
Febre Tifoide
Ascaridíase ou lombriga
Giardíase

Doenças relacionadas com vetores que se desenvolvem na água

Nesse caso, temos doenças transmitidas por organismos que passam parte do seu ciclo de vida na água e são essenciais para a transmissão de algumas enfermidades. Como exemplo de doenças transmitidas por vetores e que se relacionam com a água, podemos citar a malária, Zika, Chikungunya e dengue. Em todos os casos citados, a doença é transmitida por um mosquito, que passa parte de seu desenvolvimento em ambientes aquáticos.

Para manter a água saudável e os reservatórios longe de contaminações a HidroAll recomenda a aplicação de Hidrosan Plus Efervescente no processo de higienização e também na desinfecção da água.

Previna-se e tenha uma vida saudável!

Localizada na cidade de Valinhos-SP, a 85 quilômetros da capital paulista, a HidroAll é voltada a fabricação de produtos clorados para a desinfecção de água de piscinas, sanitizante para desinfecção de alimentos , agricultura, saneamento básico, área industrial e saúde animal.

A Empresa busca constantemente desenvolver e oferecer aos consumidores produtos inovadores, seguros e eficazes para o tratamento de água, prezando sempre pela saúde e pelo bem-estar de seus consumidores.

Os produtos desenvolvidos e comercializados pela HidroAll possuem o registro do Ministério da Saúde (ANVISA).

Referências:

MARCOS COSTA CAMARA - Águas Subterrâneas, Sistemas De Distribuição De Água, Ferro E Manganês

Topo