Água potável é a água considerada ideal para consumo humano, sem apresentar riscos à nossa saúde. Os padrões microbiológicos, físicos e químicos devem atender ao padrão de potabilidade para que seja oferecida à população.
O tipo de tratamento da água depende das condições do manancial que será utilizado, podendo ir de uma desinfecção mais simples até um tratamento mais aprofundado.
A desinfecção é uma das etapas mais importantes no tratamento de uma água potável, pois permite a eliminação de micro-organismos nocivos à saúde, que podem transmitir as mais variadas doenças.
Os processos de desinfecção têm como objetivo a destruição ou inativação de organismos patogênicos, capazes de produzir doenças.
Esses organismos podem sobreviver na água por várias semanas, em temperaturas próximas a 21ºC e, em alguns casos, por vários meses, em baixas temperaturas. A sobrevivência desses organismos na água depende, não só da temperatura, mas também de outros fatores ecológicos e fisiológicos, tais como: pH, turbidez, oxigênio, nutrientes e competição com outros organismos.
Os fatores que influem na desinfecção podem ser resumidos em:
- Concentração do organismo a ser destruído
- Concentração do desinfetante
- Tempo de contato com o desinfetante
- Características químicas e físicas da água
- Grau de dispersão do desinfetante na água
A resistência de alguns micro-organismos a desinfetantes específicos varia consideravelmente. A concentração de micro-organismos é outro fator importante, já que uma densidade elevada significa uma maior demanda de desinfetante.
A eliminação de organismos pela ação do desinfetante é proporcional à concentração do desinfetante e ao tempo de reação. Deste modo, pode se utilizar altas concentrações e pouco tempo, ou baixas concentrações e um tempo maior.
As características da água a ser tratada têm influência marcante no processo de desinfecção. Quando o agente desinfetante entra em contato com o material orgânico e outros compostos oxidáveis, irá consumir parte da quantidade de desinfetante necessária para destruir os organismos.
Fonte: Scielo, Débora Silva
Os desinfetantes da HidroAll DuoTab 50T/50F, DuoTab 75T/25F, Santab 90 possuem as características necessárias para um bom desinfetante. Produzem concentração residual resistentes na água, de maneira a constituir uma barreira sanitária contra eventual recontaminação antes do uso. A concentração na água é rapidamente determinável devido à alta solubilidade do produto. Além de apresentar facilidade e segurança no transporte, armazenamento, manuseio e aplicação.
Produtos: DuoTab 50T/50F, DuoTab 75T/25F, Santab 90, Sulfato de Alumínio.
Da mesma forma que ocorre nas cozinhas das nossas casas, em cozinhas industriais, os alimentos podem ser contaminados por contato com superfícies e equipamentos que não estejam devidamente hi...
A água é essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo e deve ser bem manipulada para que seu consumo seja seguro. Na avicultura industrial não é diferente. A água ideal deve atender par...
No dia 28 de julho comemora-se o Dia do Agricultor, uma data para destacar a importância dos agricultores e agricultoras que contribuem para o desenvolvimento do nosso país. Com desempenho expr...